Menu

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Relação: Mulheres x Infecções urinárias.

Infelizmente as mulheres que ainda não sofreram de infecção no trato urinário, em alguma fase da vida isso irá ocorrer, pois anatomicamente é muito mais fácil a mulher contrair bactérias nessa região comparando-se com o homem.
É sempre melhor prevenir do que remediar, para isso temos um excelente preventivo de infecção no trato urinário, uma frutinha chamada Cranberry que é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactéria Helicobacter pylori na mucosa estomacal, evitando, assim, gastrites e úlceras.
Hidrate-se, cuide-se, "melhor prevenir do que remedir"!

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

benefícios da Linhaça Dourada

Linhaça dourada: benefícios a perder de vista! Quem já consumiu a linhaça com algum objetivo terapêutico provavelmente tem uma história de sucesso para contar. Há casos em que o consumo de linhaça aliviou dores articulares, facilitou o trabalho do intestino, auxiliou no emagrecimento e dezenas de outros benefícios para a saúde. O que precisa ser dito a este respeito é que o consumo de linhaça ou qualquer outro alimento que tenha como objetivo principal de sanar problemas de saúde, deve ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Versatilidade da linhaça
No nosso blog, temos o cuidado de listar em nossos artigos como a linhaça é um alimento versátil, tanto nas formas de consumo quanto em relação às diversas receitas que podem ser feitas com a farinha da linhaça. Vão desde simples cafés da manhã até jantares chiques, de dar inveja a qualquer chefe de cozinha! Essa versatilidade, combinada com os nutrientes da semente de linhaça dourada, tem benefícios e vantagens difíceis de ignorar para uma dieta saudável.

A linhaça dourada tem minerais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, e muitos outros nutrientes essenciais para uma dieta saudável e balanceada! 

Linhaça dourada: Benefícios
A casca da linhaça dourada tem vitamina E, que combate o envelhecimento precoce da pela e diminui a ocorrência de doenças degenerativas.




Vários tipos de gorduras polinsaturadas estão presentes na linhaça dourada. São aquelas mais conhecidas como Ômega-3, Ômega-6, Ômega-9. Estas por sua vez auxiliam no tratamento de doenças do coração e vasos sanguíneos, além de ajudar a reduzir o mau colesterol (LDL)
Isoflavona: na semente de linhaça dourada há certa quantidade desta substância que ameniza a TPM e os sintomas da menopausa.
Linhaça dourada emagrece? Por conter fibras em sua composição, a linhaça diminui a sensação de fome e melhora o funcionamento do intestino. Isto de certa forma auxiliar no processo de perda de peso.
Possui componentes antioxidantes e que auxiliam no combate ao câncer.
As fibras que ajudam a regular o intestino também tem um papel desintoxicante.
A linhaça dourada ajudar a combater a hipertensão e a diabetes. Funciona ainda melhor se o consumo for seguido de uma prática regular de exercícios físicos.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Benefícios da Alfarroba

 Alfarroba e seus Benefícios...

A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. 

O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.


Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)

Deixe seu comentário

COMO LER RÓTULOS? Tabela nutricional, ingredientes e mais

Qual a importância de ler os rótulos? hoje vamos aprender a ler os rótulos e tabelas nutricionais: quais as informações que devemos prestar atenção, o que diz a lista de ingredientes e a tabela nutricional.

Créditos:
Apresentação
Simone Bach